segunda-feira, 7 de março de 2011

As dificuldades e as graças que nos esperam...


 Eu e meu coração naturalmente casadoiro, rs.

 Em um comentário ao lindo texto da Luciana: http://lucianalachance.wordpress.com/2011/02/25/noticias-antes-do-meu-casamento/#comment-265 , eu me empolguei e escrevi um pouquinho sobre a situação em que eu e meu querido Bruno nos encontramos:

 Luciana, Salve Maria!


 Este seu texto me fez pensar em mim e em meu namorado. Eis que casar tem sido o nosso maior desejo. 
 Você diz tudo quando fala que as dificuldades são meios de que Deus se serve para nos manter firmes na fé e na confiança. Devemos ter paciência e acreditar firmemente na Providência Divina. Nenhuma recompensa chega sem os devidos sacrifícios, e zomba de Deus quem espera graças sem as orações e os sacrifícios cotidianos.
Eu e meu namorado moramos em cidades diferentes e nos vemos bem pouco. A saudade e a distância nos fazem querer o casamento o quanto antes. Mas sabemos que os nossos planos nem sempre são os planos de Deus, e as dificuldades que nos aparecem dia após dia são um meio de fortalecer cada vez mais o amor que temos um pelo outro. As dificuldades sempre existem, e devemos confiar em Deus e em sua Providência sempre tão presente. Às vezes não percebemos como Nosso Senhor nos vigia e nos guia constantemente pelos caminhos. Quantas vezes eu me achava perdida e logo após me sentia resgatada de novo e fazia os mesmos votos de sempre – de perseverar nas virtudes. Nosso Bom Deus tem tanta paciência com as nossas miseráveis forças, e sempre nos ouve em nossas orações, mesmo que estejamos cheios de pecados. Se existe arrependimento e propósitos de não mais pecar Deus se abaixa da Sua Magnificência e vem nos socorrer.
Eu espero com a confiança de que tudo sairá conforme a vontade de Deus. A minha vontade, é por vezes um tanto quanto impaciente. Queria me casar logo! Mas sei que se assim não pode ser, devo manter a calma e a confiança. Ter paciência nessa espera fortalecerá o que sinto e chegará por fim a transformar-se em um amor divino, um amor de almas. Casar-me e ter filhos é uma vontade antiga. Desde a minha conversão, aos 19 anos, eu espero (e peço) o melhor marido de todos. Sei que ninguém é perfeito e na caminhada do matrimônio podemos encontrar um rio de defeitos recíprocos, mas já aprendi que nesta mesma caminhada a ajuda deve também ser recíproca, e que um deve ajudar o outro a santificar-se e crescer nas virtudes.
Um casal que deseja contrair matrimônio deve pensar nas dificuldades que certamente virão, mas deve também pensar nas inúmeras graças que Deus promete aos que lhE são fiéis. Como não confiar em Nosso Bom e Amado Jesus que disse em alto e bom tom: “procurai primeiro as coisas do céu, que todas as coisas lhes serão acrescentadas”? Como ficar imune a tão desejosa promessa? Como podemos então nos submeter aos pensamentos mundanos de que temos que ter isso ou aquilo para podermos cumprir a vontade de Deus, e só então nos casarmos. O fato é que hoje em dia precisa ter estrutura financeira para fazer um “bom” casamento, e se esquece muito facilmente que as estrutura verdadeiramente necessárias para contrair bodas são as invisíveis. A fé, a confiança e esperança são as verdadeiras estruturas indispensáveis para o matrimônio. Há de se ter em mente o real sentido do sacramento do matrimônio e as suas finalidades. Qualquer casamento que não tenha por fim precípuo a criação e a educação dos filhos para Deus não é verdadeiro matrimônio, e não é digno deste nome. Devemos nós pensar em todas estas questões antes de começar a pensar nas questões financeiras.
 Queria eu ter a confiança das grandes santas, que enriqueceram os tempos de outrora. Queria ter a confiança que leva ao abandono absoluto nos braços do Salvador.
Sei que as dificuldades de agora nem se comparam com as que virão quando me casar, mas sei também que Nosso Senhor estará comigo, e é isso que me faz desejar ardentemente o sacramento do Matrimônio.
As dificuldades que venham! E que Nossa Senhora me valha em todas elas.
Eu faço votos de que você e seu esposo tenham uma vida cheia de bênçãos e alegria. E espero ansiosa pelo relato do dia tão esperado!
Fiquem com Deus e com a Santíssima Virgem.
Lucie.

2 comentários:

  1. De fato casamento n é uma coisa fácil hoje em dia e nem barata; fazem de tudo para ficar em evidência o caríssimo brilho dos flashes e o verdadeiro sentido ofuscam.

    Educar uma criança fora dos padrões modernos é ser alvo de muitos; praticamente ninguém entende o pq se dedicar à casa e n a finança da mesma.

    Só Deus mesmo para guardar e dar forças para que as famílias voltem a ser formadoras de seus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lucie, Salve Maria!

    Gostei muito do seu texto. Casar realmente não é coisa fácil, como a Ana disse... quem acha que é fácil ainda está vivendo no mundo de faz-de-conta.

    A convivência a dois nos ensina muitas coisas, especialmente a não vivermos no nosso auto-mundo, egoisticamente.

    Educar filhos também não é tarefa fácil como disse a Ana. As verdadeiras mães são alvo de críticas duras, pois educar os filhos pra Deus choca o mundo e a mulher que se dedica à família é tida por retrógrada ou folgada. Infelizmente, hoje, a moda é "trabalhar" e "ter carreira bem-sucedida"... triste fim de uma sociedade decadente...!

    ResponderExcluir